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Diferença 3ª 4ª 5ª 6ª geração

Escrito por Gilson Maia

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Injeção Direta
5ª ou 6ª geração?

Qual a diferença entre kit GNV de
3ª, 4ª, 5ª e 6ª gerações?

A diferença básica é o kit 3ª geração é o mais conhecido com a regulagem(alta) manual do volume de gás na mangueira.

O kit de 4ª geração possui um motor-de-passo que é ajustado automaticamente por uma central chamada Gerenciador de Fluxo que funciona com base na leitura de sonda lambda principalmente, fazendo também a função do simulador de sonda.

Ambos tem um redutor de 3 etapas onde regula-se a lenta(baixa).

O kit de 5ª e 6ª geração utilizam um redutor de 2 etapas, ou com pressão positiva com uma central de injeção para enviar o GNV com pressão positiva pelos bicos injetores que geralmente são colocados perfurando-se o coletor na entrada de cada cilindro.

Sempre adotamos a abordagem do custo benefício. Mas na hora de escolher, tem que se levar em conta os comentários a seguir:

O kit de 5ª geração é o mais recomendado para veículos modernos e/ou problemáticos ou de mecânica delicada, quanto as consequências de possíveis falhas de ignição do veículo podem causar. Trata-se de uma central de injeção para GNV, com bicos pressurizados e colocados numa rampa e furando-se cada acesso ao cilindro no coletor. Parametrizado com a injeção do combustível líquido.

A diferença para 6ª geração quando houver disponível no Brasil é que os bicos são os mesmos para o líquido e o gás. Então por enquanto no Brasil e todo mundo instala-se a 5ª geração com programação que não desligue os bicos do combustível líquido.


3ª Geração de Kit GNV

O Kit GNV de 3ª geração para veículos injeção deve ter:

  • Redutor de Pressão de 3 estágios
  • Regulagem manual
  • Chave comutadora para troca GNV x Combustível Líquido
  • Emulador de Bicos – Verificar quantos e quais o conectores dos bicos
  • Recomenda-se muito:
    • Simulador de Sonda Lambda - Verificar o tipo adequado para cada veículo.
    • Variador de Avanço preferencialmente de Sensor de Rotação ou de Bobina de acordo com o tipo da injeção. No caso de veículos que não possuam um específico destes dois tipos, utiliza-se o Variador que atua no MAP, que também pode aplicar-se alternativamente na maioria dos veículos injeção.

4ª Geração de Kit GNV

O kit de 4ª geração que é o obrigatório desde a Resolução do CONAMA 291/2001, em instalações novas no Brasil a exceção do Rio de Janeiro por força de liminar. Qual a diferença é ter a mais:

  • Gerenciador de fluxo com Motor de Passo no lugar da regulagem manual, que faz a função de emulador de sonda também.
  • Redutor de Pressão de 3 estágios
  • Chave comutadora - Há modelos de Gerenciador que possuem integrada
  • Emulador de Bicos
  • Sistemas mais antigos:
    • Variador de Avanço utilizado à parte.

5ª Geração de Kit GNV

O kit de 5ª geração é um sistema injetado por pressão positiva
  • Central de Injeção GNV com bicos injetores para o gás
  • Redutor de Pressão de 2 estágios, saída com pressão positiva
  • Chave comutadora - A maioria das Centrais possuem integrada
  • Corta e Emula os Bicos Injetores do combustível líquido
  • Emula Sonda Lambda quando no GNV
  • Recomenda-se muito:
    • Variador de Avanço

A central na 5ª geração também engloba as funções de chave comutadora, emulador de bicos e simulador de sonda. Quando acaba o gás, automaticamente volta para o combustível líquido.


6ª Geração de Kit GNV

O kit de 6ª geração é semelhante ao de 5ª, sendo que usa o líquido junto com o gás. A proporção de líquido varia entre 25% a 40% dependendo do carro e marca.
  • Aplica-se nos veículos de Injeção Direta e gerencia também a injeção do combustível líquido ao mesmo tempo. Veja mais no artigo sobre Injeção Direta.
  • Disponível no Brasil com as marcas STAG e Landi Renzo.
  • Central de Injeção GNV que atuam com bicos injetores para o gás e reduzem a quantidade de líquido.
  • Algumas montadoras na Europa já experimentam versões previstas de fábrica.

Esta é a mais moderna e cara com alta sofisticação técnica, mão-de-obra e equipamentos específicos, porém economiza menos que a 5ª geração. Antes de comprar o carro a decisão de escolha do carro pode mudar caso deseje usar muito ou não o GNV.


O que recomendamos:

A nossa recomendação para veículos já instalados que não sejam os de sistemas complexos ou frágeis é:

  • Acrescentar e/ou substituir os itens faltantes ou mais adequados.
  • Variador de avanço é necessário em todo veículo a gás.
    Alguns carros novos podem demorar a ter disponível um variador compatível, assim como os carros asiáticos mais antigos que tem um variador MAP como um jeito diminuir a falta do variador, mas que não recomendamos no caso de 5ª geração, quando deve-se ajustar melhor a programação da central da 5ª geração para fazer um efeito semelhante.

Nas instalações novas recomendamos o kit de 4ª geração, no caso do Rio de Janeiro o pode-se colocar o kit de 3ª geração completo como apresentamos acima.

Recomendável nos kit's de 3ª e 4ª geração procurar também um misturador de melhor desempenho ou menor perda, o que não se encontra mais no mercado mundial, pois todos os países partiram para 5ª geração.

O kit de 5ª geração é o ideal para veículos de mais alto custo e desempenho, geralmente com coletores de plástico.

Como o kit de 6ª geração não está disponível e tem um custo muito mais caro ainda. Sugerimos para os veículos de injeção direta, instalarem o de 5ª geração.
ATENÇÃO: O técnico deve ter alto conhecimento de injeção e mecânica e não simplesmente instaladores que nem sambem onde estão mexendo.


Vantagens e Desvantagens

Algumas das principais vantagens e desvantagens:

GeraçãoVANTAGENSDESVANTAGENS

Baixo Custo
Não depende de muita tecnologia
Compensa reinstalar

Regulagens mais constantes
Fura o carburador
Perde potência em todos combustíveis
Muitos não tem variador compatível
Sem variador perde mais ainda no GNV
Baixo Custo
Compensa reinstalar
Regulagens mais constantes
Misturadores de baixa qualidade
Perde muita potência em todos combustíveis
Sem variador perde mais ainda no GNV
Legislação permite até 2000
Regulagem Automática
Economiza GNV >10% a 15%
Poucos técnicos com conhecimento
Misturadores de baixa qualidade
Perde potência em todos combustíveis
Sem variador perde mais ainda no GNV
Legislação permite até 2006
Sem perda de potência
Não necessita regulagens
Economiza muito GNV >20% a 30%
Alto Custo
Pode Não compensar desinstalar
FLEX é obrigado a escolher 1 líquido
Mais integração entre os combustíveis
Alguns casos já instalado de fábrica
Na Europa na VW, Volvo, ...
Altíssimo custo de instalação
Consome de 25% a 40% de líquido no GNV
Kit individualizado para cada carro
FLEX é obrigado a escolher 1 líquido

A manutenção de Filtro de Ar e Velas é essencial em todos! Sugerimos verificá-los a cada 5.000Km, até a 4ª geração e regular as velas preferencialmente NGK resistivas com abertura menor que a padrão para gasolina ou etanol.

Falhas na(s) bobina(s) ou cabos de velas também podem causar muitos problemas e às vezes não são percebidos na gasolina ou álcool.


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