TRÓIA - GNV - Misturador

Misturador de GNV

Escrito por Gilson Maia

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Mesclador Importado Melhor DesempenhoOs bons misturadores não são mais fabricados pelo mundo. E aqui no Brasil só sobrou os que são de baixa técnica de construção e com isso as perdas para os carros que ainda instalam 3ª e 4ª geração, tornam ainda mais vantajosas as instalações de 5ª geração.

O Misturador de GNV, também serve para Hidrogênio, chamado também de Mesclador, nos kit's até a 4ª geração são um dos os maiores responsáveis pela perda de potência. Vamos distinguir e entender a melhora que um modelo mais adequado e ajustado pode trazer para o veículo. Clique na imagem para vê-la de outro ângulo.

Como os bons fabricantes deixaram de fabricar os de melhor qualidade, o que encontra-se no mercado, fora este último modelo ainda comercializado em suas últimas unidades, que só aplicam-se às mangueiras de ar cilíndricas de veículos injeção eletrônica não direta. Veja mais detalhes em Misturador Correto.

  • Objetivo do Misturador: Mesclar GNV com o AR,
  • Aplicação: Veículos com Kit Gás. No Brasil somente o GNV para veículos. Em máquinas pode-se utilizar o GLP.
  • Funcionamento: Reduzir a passagem e acelerar para criar um turbilhão;
  • Eficiência: Volume, Facilidade, Distribuição e aceleração da entrada de GNV,
  • Posição: O mais próximo da Admissão;
  • Regulagem: O mais próximo possível. Sendo Regulador Manual de 2ª geração ou com 3ª, 4ª geração,
  • Perda de Ar:  Causa perda de volume estequiométrico (mistura) e conseqüente potência final.
    • Mescladores do Brasil: Perdem até 2/3 da passagem de ar
    • Mescladores Melhores: Perdem no máximo 1/3 da passagem de ar
  • Defeitos:
    • Perda de potência a ponto de em veículos automáticos não se conseguir atingir a última marcha.
    • Na posição incorreta ainda perde a resposta, dificulta a regulagem.
  • Tipos existentes:
    • No Brasil: Poplipropileno (plástico branco) usinado com um bico injetor atravessando o centro.
      Marca: LUCAMAR (MAIS UTILIZADO)
    • No Brasil: Alumínio usinado com um bico injetor atravessando o centro. Igual ao de cima.
      (APARÊNCIA MELHOR)
    • Na Itália/Brasil: Alumínio/Aço, popularmente chamado de boga de fogão por possuir furinhos por dentro.
      Marca: MR (Encontra-se com dificuldades!)
    • Na Itália/Argentina: Alumínio com bico duplo. Marcas: DINAMOTOR/PVR/TOMASETTO 
    • (Encontra-se com muita dificuldades!)
    • Na Argentina: Poliuretano Injetado (Plástico Cinza, Preto e Branco) com bolsa e saída interna.
      Marca (No Brasil Exclusividade TRÓIA) O Melhor Custo x Benefício! Leia mais no Artigo Qual o Melhor Misturador?
    • Na Argentina: ProGas - Aço inoxidável com regulagem da bolsa e saída interna. 
      (O MELHOR - Usado em competições.)
  • Posição: Antes da Admissão, após o retorno do respiro de óleo.
    • Carburados:
      • Bico furando o carburador, deve estar inclinado atravessando o centro da passagem do(s) corpo(s)
      • Misturador no Topo do Carburador
    • Injeção Eletrônica:
      • Misturador no Topo do Corpo de Borboleta
      • Misturador na Base do Corpo de Borboleta
      • Na Mangueira de Ar - Entrada do Corpo de Borboleta
      • Na Mangueira de Ar - Interior da Mangueira
      • Na Caixa do Filtro de Ar
      • Kit de 3ª e 4ª Geração permitem avaliação da capacidade e eficiência do misturador indicando se estão adequados para o veículo através da análise dos parâmetros do programa de ajuste no computador ou Palm para o Gerenciador.

Os dois tipos grifados acima são os únicos que os variadores importados que comercializamos pode atender. Para isto é necessário informar a medida do diâmetro interno da mangueira de ar. Que possuem 3 opções aproximadamente e mais a variação para veículos 1.0, cuja a perda é um pouco maior por não produzir vácuo suficiente para gerar uma maior turbilhonamento.

Veja os últimos Misturadores/Mescladores que foram produzidos com razoável qualidade no Brasil e os que importamos da Argentina para os veículos, como este do ninício do artigo, cuja posição ideal do misturador era na mangueira de ar.

Ele tem o bico com o maior diâmetro para um fluxo melhor do GNV, uma passagem interna maior, distribuída na volta toda através de uma bolsa indireta que contribui para um fluxo mais constante e de reserva nas acelerações e retomadas. Estabiliza melhor a lenta, aumenta o desempenho.

Em breve esta parte deste artigo será um artigo mais completo separadamente.

Consulte também o artigo sobre Cuidados no GNV.

Cuidados Gerais no GNV:

Cada vez nos preocupa a qualidade das instalações de kit GNV, pois como o consumidor leigo procura preço, o nível de qualidade tende a cair. As instaladoras utilizam-se até de faxineiros para montagens, ou ajudantes que nem conhecimento básico inclusive de interpretar o que lê, quando lê. Coloca-se peças sem saber para que serve e como funcionam. E o pior é quando dizem que instalam e ligam os fios somente para acender ou apagar as luzinhas indicadoras que são para o bom funcionamento.
INMETROO INMETRO criou uma Cartilha, mas nós resolvemos recomendar alguns cuidados abaixo, pois as normas do INMETRO procuram a SEGURANÇA como prioridade e nós sempre prezamos pela qualidade. Você pode estar seguro, mas ficar a pé por falta de qualidade na instalação e até por falta de orientação por parte de quem modificou o seu veículo e nem sabe como resolver os problemas que podem ocorrer.
  • Procure mecânicos com grande conhecimentos de Injeção e Carburação com GNV,
  • Consulte Taxistas e Amigos onde encontram serviços realmentes bons.
  • Não deixe que o sistema tenha entradas de ar que não seja as previstas.
  • O sistema de ignição deve estar perfeito. 
    • Velas reguladas para GNV,
    • Cabos Resistivos sem fugas/perdas,
    • Bobina(s) sem falhas com a amperagem correta.
    • Módulo de Ignição com conexões e fios protegidos e bem conectados,
    • Módulo de Injeção sem erros.
  • Alguns veículos por segurança devem instalar válvula(s) de alívio para que eventuais refluxos de Back-Fire causem danos maiores.